Quais são os tênis indicados para quem tem pisada pronada?

  • 0


Quem começa a correr sabe: é preciso descobrir o seu tipo de pisada, que pode ser supinada, neutra ou pronada. Isso porque este é um importante aspecto ligado com a maneira com que os pés se comportam durante as passadas. Saber a sua pisada pode evitar futuras lesões e ajudar e muito na compra de um calçado que ajude no desempenho. A maior dúvida sempre gira em torno da pisada pronada. O que é? É possível reverter? Como um tênis pode ajudar? Aqui você confere essas respostas e ainda conhece alguns modelos indicados.

Mas afinal, o que é uma pisada pronada? O corredor que tem este tipo de pisada começa o movimento da passada tocando primeiro a parte externa do calcanhar no solo, o que leva a uma rotação leve no tornozelo que transfere todo o contato restante para a parte interna dos pés. Com a pisada pronada quem recebe todo o impacto da corrida é uma região específica do calcanhar.

Mas por que ocorre a pisada pronada? Para os especialistas, ela pode acontecer por vários motivos. O mais comum é o pé muito plano, também chamado de “chato” (quando o arco é desabado, ou seja, quando toca o chão quase que por inteiro). O pronador pode procurar tratamento, se sentir dores.

Para os pronadores, a indústria de tênis pra corrida desenvolveu tecnologias que ajudam a controlar algumas desvantagens que esse tipo de pisada possui como, por exemplo, a flexibilidade do tornozelo. São calçados que proporcionam maior estabilidade e conforto, além de terem solados mais altos e estruturas de apoio para o arco dos pés. Marcas como New Balance, Nike, Adidas, Mizuno, Asics e Reebok têm modelos específicos para este tipo de pisada. Confira alguns:



Mizuno Wave Prime 12
O modelo tem amortecimento e estabilidade para os corredores com pisada pronada. Ele também conta com a tecnologia Smooth Ride que ajuda a manter o equilíbrio e a postura do corredor. Disponíveis nas versões feminina e masculina.

– Peso 315 g (masculino)
– Malha no cabedal com boa ventilação
– Drop: 12 mm

 

Adidas Vengeful
Este é um tênis desenvolvido com cabedal em tecido sintético e elástico e com a tecnologia BOOST na entressola, em que cápsulas proporcionam grande retorno de energia. Nas versões feminina e masculina.

– Peso: 334 g (masculino)
– Cabedal em mesh arejado para ventilação máxima
– Drop: 10mm

Nike Air Zoom Structure 20
Ele oferece estabilidade e amortecimento. No antepé, o amortecimento de baixo perfil proporciona ótima resposta nas passadas. Já no solado, a estrutura em borracha com padrão em colmeia ajuda a dar tração sem muito desgaste. Na versão feminina e masculina.

– Peso: 318g (masculino)
– Cabedal com tecnologia Flymesh, uma malha aberta para ajudar na respirabilidade
– Drop: 10mm

 

 

Esta pergunta e resposta são úteis para você?

Produtos relacionados a Quais são os tênis indicados para quem tem pisada pronada?




Deixe seu comentário